Dicas para não engordar se estiver a deixar de fumar

Manias de Uma Dietista

Algumas pessoas querem deixar de fumar mas têm receio de aumentar de peso. Toda a gente sabe que fumar faz mal à saúde, além disso a nicotina causa dependência física e emocional. Mas o receio de engordar muitas vezes faz com que se mantenha este vício.

De fato, a média de ganho de peso após cessação tabágica é de quatro a cinco quilos após um ano. Isto porque a nicotina aumenta o metabolismo basal em 5 a 10% e por isso se deixarmos de fumar e não gastarmos mais calorias e comermos mais de certeza que vamos aumentar o peso. Além disso, a nicotina aumenta a utilização de gordura como fonte energética e aumenta a libertação de serotonia, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar. O tabaco altera ainda o paladar e olfacto, e ao deixar de fumar o ato de comer torna-se ainda mais prazeroso, por isso, quando deixamos de fumar tendemos a comer mais, sobretudo alimentos ricos em açúcar,  não só porque nos vão saber melhor mas também porque são capazes de ativar no nosso cérebro o mecanismo de recompensa e conferir uma sensação de prazer imediato.

Mas calma, é possível evitar o ganho de peso. Siga estas dicas:

  • Coma pastilhas elásticas sem açúcar;
  • Sempre que tiver vontade de comer opte por uma gelatina sem açúcar;
  • Beber bastantes líquidos ao longo do dia;
  • Fazer um diário alimentar para aumentar a auto-consciência;
  • Comer alimentos ricos em serotonina, magnésio e cromio;
  • Fazer várias refeições ao longo do dia para evitar que tenha fome e que coma de forma compulsiva;
  • Evitar alimentos ricos em cafeína (como refrigerantes à base de cola, café, chá preto, chá verde) já que são estimulantes e podem causar ansiedade;
  • Tenha sempre à mão snacks saudáveis como fruta fresca, frutos secos, vegetais que possam ser consumidos crus e à mão (como cenoura, pepino, aipo), iogurtes naturais, sementes.
  • Aumente a prática de exercício físico;
  • Mantenha-se ocupado, vá ao cinema, arranje um hobby, vá dar um passeio, vá a um museu…vale tudo para manter a cabeça ocupada e evitar por um lado que tenha tendência para voltar a fumar e por outro para evitar que ataque o frigorífico e a despensa.

 

Blue Tape Measuring on Clear Glass Square Weighing Scale

 

Mas lembre-se, se aumentar de peso durante o processo de cessação tabágica procure não voltar a esse vício. Pode lidar com o peso posteriormente. Mais vale deixar de fumar e ganhar uns quilos do que manter o vício do tabaco. Com exercício e uma alimentação equilibrada consegue depois perder o peso. Basta assumir o controlo da situação ter força de vontade e deixar-se de desculpas.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes

 

Use o cupão MANIAS10 para 10% de desconto na prozis ou  diretamente em prozis.com/VrD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *