Será a Ghee (manteiga clarificada) mais saudável do que a manteiga tradicional?

Manias de Uma Dietista

Se ainda não sabe o que é manteiga ghee está na altura de conhecer. A manteiga ghee, também chamada de manteiga clarificada, é feita a partir da manteiga (sem sal) mas o processo torna-a mais pura.

É muito utilizada na culinária indiana e na medicina ayurvédica, mas agora tem vindo a ganhar destaque noutras culturas. E porquê? Porque estudos indicam que pode ser mais saudável e apresentar maiores benefícios para a saúde do que a manteiga comum, sendo nutricionalmente mais rica, tal como o óleo de coco.

Durante o processo para obter a manteiga clarificada, é retirada água e elementos sólidos, resultando numa manteiga de cor dourada, isenta de lactose e caseína, e rica em ácidos gordos de cadeia curta e média. Além disso, estudos indicam que a ghee pode ter um efeito positivo em alguns marcadores de saúde cardíaca, nomeadamente nos níveis de colesterol.

Pessoas com intolerância à lactose ou sensíveis à caseína podem consumir ghee em alternativa à manteiga.

Vantagens do consumo:

1# É estável a temperatura ambiente, não sendo necessário guardar no frigorífico;

2# Possui maior percentagem de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) do que a manteiga comum;

3# Apresenta uma concentração maior de ácidos gordos de cadeia curta e média;

4# É adequada para pessoas intolerantes à lactose ou sensíveis à caseína;

5# É fonte de CLA, sobretudo se for feita a partir de leite de vacas alimentadas em pasto;

6# É rica em butirato, um ácido gordo com propriedades anti-inflamatórias que promove a saúde do cólon;

7# Contribui para ter ossos mais fortes pela sua riqueza em vitamina K2;

8# Parece ter efeito antioxidante e anti-aterogénico, diminuindo o risco de doença cardiovascular.

 

Como fazer ghee em casa:

Colocar a manteiga num recipiente próprio para levar a banho-maria (como pirex por exemplo). Numa panela colocar a água e levar ao lume até ferver. No interior da panela colocar o recipiente com a manteiga (de preferência sem sal e de vacas alimentadas em pasto) para derreter.

Enquanto a manteiga derrete irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxílio de uma espumadeira retirar e descartar a espuma formada durante o processo. Quando a produção de espuma branca cessar, desligar o fogo.

No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui na realidade a lactose existente na manteiga. Para ter a certeza que a sua ghee não contém lactose deve filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco de vidro. O processo é lento mas compensa.

 

Para consultar artigos:
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3766171/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3215354/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15539276

 

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