5 pequenos almoços para as crianças

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O pequeno-almoço continua a ser uma refeição importante, sobretudo para as crianças.

Muitas pessoas não sabem bem o que dar aos mais pequenos de manhã e por isso acabam por dar quase sempre a mesma coisa e aquilo que é mais fácil: Leite achocolatado, cereais açucarados, pão de leite, croissant, bolacha maria, danoninhos….tudo isto são alimentos que não devem dar aos vossos filhos.

Bem sei que algumas crianças fazem birra logo de manhã e não querem comer, mas é importante que elas não saiam de casa sem tomar o pequeno almoço pois esta refeição tem impacto no desenvolvimento cognitivo e na concentração. Para evitar birras nada melhor do que tornar esta refeição divertida, atrativa, coloria e variada ao longo da semana.

E na hora de preparar o pequeno-almoço lembre-se de incluir proteína, hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais.

1- Panquecas

São um classico, todos os miúdos (e graúdos adoram). Podem varias as receitas mas 1 ovo, 1 banana e 2 colheres de aveia resulta sempre. Como topping coloquem iogurte grego e fruta fresca por exemplo. E porque não fazerem formatos divertidos? Tenho a certeza que as crianças vão gostar.

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2 – Flocos de aveia + iogurte ou bebida vegetal e fruta

Em vez dos cereais açucarados porque não dar aveia? Bem sei que os cereais açucarados têm embalagens atractivas e que os miúdos adoram, tem formatos divertidos e claro são doces. Mas é de pequeno que se educa o paladar por isso deixe lá os cereais na prateleira e começe a dar aveia misturada com fruta. Pode optar por fazer papas quentes ou os overnight oats que têm a vantagem de se poderem preparar de véspera.

 

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3- Ovos mexidos 

Este não precisa de receita. É simples, rápido, saboroso e nutritivo. E quem é que não gosta de ovos logo pela manhã?

Junte fruta como abacate, tomate ou frutos vermelhos e uma fatia de pão de alfarroba ou pão de banana por exemplo.

 

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4- Biscoitos de banana e aveia

Todos os miúdos gostam de bolachas e biscoitos. Estes de banana e aveia são fáceis de fazer e são naturalmente doces. Para acompanhar estes biscoitos sugiro um copo de leite de coco.

5- Queques

Em vez dos croissants e pães de leite dê aos seus filhos queques caseiros. São mais saudáveis e nutritivos e fazem sempre sucesso. Além disso pode variar as receitas Veja por exemplo estes de maça e aveia ou estes de laranja. Para acompanhar um copo de bebida de arroz, coco ou amêndoa.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

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