Festa de aniversário pode (e deve) ser saudável e saborosa

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Festa de aniversário saudável e saborosa? Sim, é possível.

Uma festa de aniversário não implica necessariamente ter apenas opções pouco saudáveis. Claro que nestas ocasiões podemos cometer alguns excessos alimentares, faz parte, mas podem ser excessos saudáveis.

Quando vamos a uma festa, sobretudo de crianças, o mais comum é encontrarmos gomas, rebuçados, bolos feitos com açúcar e farinha refinada, batata frita, refrigerantes etc. A mim choca-me um bocado oferecer estes alimentos a crianças, sobretudo pequenas. Não sou fundamentalista mas acho completamente desnecessário, porque estes alimentos não tem qualquer benefício do ponto de vista nutricional e os nossos filhos vão ter mais do que tempo para comer “porcarias”.

Mas o problema nem é as crianças comerem estes alimentos apenas em festas, o problema é que a maioria delas consome estes alimentos de forma regular.

Depois de ter sido mãe a alimentação assumiu um papel ainda mais importante na minha vida. Acredito que ao oferecer alimentos saudáveis à minha filha que isto mais tarde se vai traduzir mais tarde nas escolhas alimentares dela.

Ora a minha baby fez anos e, claro, fiz uma festa. Como ela ainda é pequena a festa foi para crianças e adultos, por isso, quis fazer coisas que dessem para todos.

Como a festa foi ao ar livre o tema foi Piquenique: a decoração foi em tons de vermelho e branco e tinha ainda como elementos decorativos algumas joaninhas e melancias. Usei umas taças muito giras com o formato de meia maçã para colocar chips de vegetais.

Algumas das coisas que fiz:

  • Pão de banana;
  • Bolo de cenoura sem ovo (Receita aqui. Em vez de muffins coloquei a massa num pirex de 15 cm forrado com papel vegetal );
  • Bolo de maça (feito com farinha de coco e aveia. A receita partilho depois pois foi uma receita que já fiz por duas vezes mas alguns ingredientes fiz a olho, por isso partilho noutra ocasião, mas é delicioso =) );
  • Mousse de chocolate negro e chantily de coco (Receita aqui). Coloquei a mousse em taças individuais e usei chocolate com 81% de cacau;
  • Chips de vegetais (batata doce, cenoura , mandioca, beterraba, courgete);
  • Maça desidratada;
  • Bolinhas de damasco e aveia (é só triturar flocos de aveia, damasco seco, coco ralado) –  A baby C adora estas bolinhas 😉
  • Bolinhas de cacau, amêndoas e tâmaras (levam tamaras, amêndoas, óleo de coco e coco ralado);
  • Bebidas: água e sumo de laranja natural (os adultos tinham acesso a outras bebidas);
  • Outras coisas que podem compor a mesa: Espetadas de fruta, espetadas de tomate cereja e queijo mozzarela ou feta, palitos de vegetais com humus ou guacamole, mini pizzas com base de beringela, taças de iogurte com puré de fruta e granola caseira, bolachas caseiras…..

 

O bolo de aniversário

O bolo da baby C. foi feito sem açúcar ou farinha refinada, claro. A receita é d’ a Pitada do Pai e ficou simplesmente D-I-V-I-N-A-L, e é muito fácil de fazer.  Levou iogurte (eu usei de cabra), farinha de aveia, açúcar de coco, farinha integral, azeite e ovos. Fiz dois bolos e depois recheei com morangos e chantilly de coco. Vejam aqui a receita com as quantidades exactas e o modo de preparação.

Se quiserem outras ideias para bolos de aniversário espreitem este post d’ a Pitada do Pai, têm 3 sugestões saudáveis, saborosas e nutritivas. =)

Como vêem é possível organizar uma festa de aniversário com alimentos naturais e fugir aos produtos processados. Dá mais trabalho, mas vale a pena!

 

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