10 Alimentos ricos em cálcio (e não são lacticínios)

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O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo e tem funções importantes no organismo: É necessário para a formação de ossos e dentes fortes e saudáveis, intervém na contracção muscular e na coagulação sanguínea.

Quando pensamos em cálcio a primeira coisa que nos vem à cabeça é o leite. Mas o cálcio está também presente noutros alimentos:

  1. Sementes de chia – 631mg/100g
  2. Sardinha – 382mg/100g
  3. Linhaça – 255mg/100g
  4. Couve Galega – 232mg/100g
  5. Amêndoas – 264mg/100
  6. Rúcula – 160mg/100g
  7. Couve kale – 135mg/100g
  8. Agrião- 120mg/100g
  9. Espinafres – 99mg/100g
  10. Sementes de girassol – 78mg/100g

Então se existem outros alimentos que contêm cálcio porque é que o leite continua a ser visto como a melhor (e quase a única) fonte deste mineral? De facto o leite é uma boa fonte de cálcio (120mg/100g) , é barato e é uma fonte acessível a toda a gente. Contudo, o consumo de leite tem sido cada vez mais discutido: Será que precisamos mesmo beber leite? Será que nos faz bem?…Algumas teorias dizem que o leite acidifica o sangue e que esta acidificação provoca uma saída do cálcio dos ossos na tentativa de alcalinizar o sangue, ou seja, estamos a ingerir cálcio mas ao mesmo tempo o nosso corpo retira cálcio dos nosso ossos. De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal  o risco de fracturas foi maior nas mulheres que consumiram mais do 200ml de leite por dia. E mais, a acidificação  pode conduzir à inflamação e consequentemente ao aparecimento de diversas patologias.

Se bebe leite só por causa do cálcio, agora já sabe que existem outros alimentos ricos neste mineral. E, tendo em conta as evidências cientificas mais atuais o melhor é moderar o consumo de leite. Não acho necessário retirar completamente da alimentação, caso a pessoa goste e queira beber leite, mas devemos intercalar com bebidas vegetais enriquecidas (geralmente têm algas na sua composição, uma excelente fonte de cálcio) e incluir na nossa alimentação diária outros alimentos fornecedores de cálcio.

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