5 (simples) hábitos alimentares diários que o vão ajudar a ser mais saudável

Manias de Uma Dietista

Mudar hábitos não é assim tão simples quanto parece. Em primeiro lugar é necessário fazermos uma avaliação dos nossos padrões alimentares actuais e definirmos objectivos. Depois vermos por onde vamos começar, quais os primeiros hábitos a alterar.

Mudar os hábitos leva tempo, não é algo que se faz de um dia para o outro, é um processo de reeducação. Por isso o melhor é ir com calma e mudar os seus hábitos de forma gradual para que estes novos hábitos passem a fazer parte do seu estilo de vida. Experimente começar com pequenas alterações que a longo prazo lhe podem trazer muitos benefícios.

Veja 5 hábitos alimentares que pode inserir na sua rotina diária sem quase se dar conta, mas que lhe vão ajudar a ser mais saudável:

1.Beba um copo de água ao acordar: Uma ingestão adequada de água é essencial para nos mantermos hidratados. E porque devemos beber assim que acordamos? Já vos falei dos benefícios de beber água com limão mas no fundo serve para activar o nosso metabolismo, facilitar a eliminação de toxinas, regular a acidez do estômago e o trânsito intestinal e, claro, hidratar.

2. Inclua frutos vermelhos ao pequeno almoço: os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, ajudam a prevenir doenças e são bons para o nosso cérebro. Além disso têm um índice glicémico baixo e são fonte de fibra. Por isso, experimente juntar um punhado de frutos secos às papas de aveia ou ao iogurte.

3. Beba café mas sem açúcar: O café é rico em antioxidantes, previne algumas doenças (como diabetes tipo 2, alzheimer e parkinson), acelera o metabolismo, melhora  a performance física, e ainda melhora o nosso estado de alerta e deixa-nos mais bem dispostos. Mas atenção, não coloque açúcar refinado ou adoçantes artificiais (estraga logo tudo), o melhor é beber o café puro ou juntar um pouco de canela.

4. Coma pelo menos 1 vegetal de cor verde escura por dia: São excelentes fontes de cálcio, por isso, é um bom hábito incluir pelo menos uma vez por dia, seja numa refeição principal ou num batido.

5. Reduza o consumo de sal, aposte nas ervas aromáticas e especiarias: Em vez de colocar sal use e abuse das ervas aromáticas e das especiarias. Por exemplo ao pequeno almoço pode inlcuir nas papas de aveia curcuma, gengibre ou cardamomo. Nos iogurtes coloque canela ou baunilha. No almoço e jantar pode usar oregãos, cominhos, pimenta, majericão, cebolinho… Os seus pratos vão ficar mais saborosos e a sua saúde vai agradecer.

 

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