6 hábitos que podem estar a desacelerar o seu metabolismo

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Manter o nosso metabolismo acelerado é essencial para a perda e manutenção do peso. Escolher os alimentos certos  e ter alguns cuidados no seu dia a dia podem ser a solução para acelerar o seu metabolismo e queimar mais calorias.

Mas, sem se dar conta pode estar a cometer alguns erros que podem estar a desacelerar o seu metabolismo. Veja 6 hábitos que podem estar a desacelerar o seu metabolismo e a promover o aumento de peso e acumulação de gordura:

1- Restrição calórica severa

Dietas demasiado restritivas em termos calóricos podem ser uma das causas pela qual o seu metabolismo é lento. Para se perder peso é necessário haver um défice calórico, mas isto pode ser contraproducente caso o faça de forma regular e a ingestão calórica seja mais baixa do que deveria. E porquê? Porque o nosso organismo acaba por gastar menos e armazenar mais para evitar carências futuras (o nosso organismo não sabe por quanto tempo vai ficar privado de nutrientes e por isso entra em modo de sobrevivência por assim dizer).

2- Ingestão insuficiente de proteína

Uma ingestão adequada de proteína vai ajuda-lo a manter-se saciado e ainda pode acelerar o seu metabolismo. O efeito térmico das proteínas é superior ao das gorduras e dos hidratos de carbono, podendo aumentar o gasto energético em 20 a 30%.

3- Estilo de vida sedentário

O sedentarismo tem um impacto negativo na nossa saúde e no nosso metabolismo. Uma pessoa que é activa queima mais calorias ao longo do dia do que uma pessoa que passa o dia sentada, não só porque gasta mais mas também porque as pessoas que têm mais massa muscular tendem a ter um metabolismo basal superior.

4- Poucas horas de sono

Dormir é extremamente importante para a saúde. Dormir pouco aumenta o risco de doenças como depressão e doenças cardíacas e promove o aumento de peso.

Um estudo indica que pessoas que dormiram menos de 4 horas por dia, durante cinco noites seguidas diminuíram o seu metabolismo em 2,6%. Por isso certifique-se que dorme pelo menos 6 a 8 horas.

5 – Ingestão de refrigerantes

Os refrigerantes são péssimos aliados da nossa saúde em geral. O seu consumo regular está associado a um aumento da acumulação de gordura, sobretudo na zona abdominal, e consequentemente a uma diminuição do metabolismo.

6- Baixa ingestão de água

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, incluindo o nosso metabolismo. Quando ingerimos pouca água o nosso metabolismo tende a diminuir, por isso lembre-se de beber pelo menos 1,5L de água por dia.

 

 

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