10 Alimentos que não aumentam (e controlam) os níveis de açúcar no sangue

maniasde-admin

Uma dieta equilibrada é essencial para ajudar a manter os níveis de glicémia controlados. O truque está em apostar em alimentos com baixo índice glicémico, já que estes demoram mais tempo a ser digeridos, não elevam muito os níveis de açúcar e ajudam a prevenir os picos de glicémia.

 

Ao incluir alguns alimentos chave na sua alimentação poderá prevenir o aparecimento de pré-diabetes e de diabetes tipo 2.  E lembre-se, que açúcar refinado, alimentos processados e de elevado índice glicémico devem ser excluídos da sua alimentação. Para além da alimentação é de salientar que a prática de actividade física também é fundamental.

 

1- Abacate

Possui um índice glicémico baixo, é rico em ácidos gordos e possui um teor de açúcar baixo. Estudos indicam que o consumo de abacate reduz o risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

2- Peixes Gordos

Ricos em proteína e ómega 3, os peixes gordos não interferem com os níveis de açúcar no sangue. Além disso, conferem saciedade e ainda são benéficos para o coração. Em vez de comer um prato cheio de massa ou arroz o melhor é comer uma posta de peixe com legumes, sacia tanto ou mais e não tem um impacto tão grande na glicémia.

3- Alho

O alho pode ajudar a controlar a glicémia: Estudos indicam que a ingestão de alho reduz a glicémia em jejum.

4- Cerejas

Ricas em antioxidantes, vitaminas, fibras e com baixo índice glicémico, as cerejas podem ajudar a evitar as subidas de açúcar repentinas.

5- Vinagre de cidra

O vinagre de cidra melhora a sensibilidade à insulina após as refeições. Experimente diluir uma colher de sopa de vinagre de cidra num copo de água e beber antes das refeições para evitar picos de glicémia.

6- Sementes de chia

As sementes de chia são ricas me fibra, ácidos gordos, cálcio e antioxidantes, Estudos demonstram que as sementes de chia ajudam a baixar o colesterol e os triglicéridos. E mais, promovem saciedade, podem reduzir a gordura visceral e ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

7- Cacau

Um dos compostos do cacau (epicatequina) promove o aumento da secreção de insulina de células específicas, ajudando a prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2. Experimente comer de vez em quando uma mousse de abacate e cacau, a combinação ideal para regular os níveis de açúcar no sangue.

8 – Vegetais de folha verde escura

Espinafre, kale, alface são baixos em calorias, possuem um baixo teor de hidratos de carbono e evitam picos de glicémia. Coma uma porção destes vegetais pelo menos uma vez por dia.

10 – Amêndoas

As amêndoas podem ajudar a reduzir o aumento dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, prevenir o aparecimento de diabetes tipo 2 e melhorar a sensibilidade à insulina em pessoas com pré-diabetes. O índice glicémico das amêndoas é baixo e, como tal, o impacto na glicémia é mínimo.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

Use o cupão MANIAS10 para 10% de desconto na prozis ou  diretamente em prozis.com/VrD

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *