Está sempre com fome? Veja 7 razões que fazem com que esteja sempre com fome

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A fome é um um mecanismo de sobrevivência, é uma forma do nosso corpo dizer que precisa de energia.

Quando estamos com fome além de podermos ouvir aqueles ruídos no nosso estômago, é normal termos dores de cabeça, alguma irritabilidade e dificuldade de concentração, sobretudo devido à descida dos níveis de açúcar no sangue. Algumas pessoas conseguem passar várias horas sem comer, outras nem por isso. Mas porque razão estou sempre com fome? Há várias razões que podem explicar o porquê, stress, desidratação, baixa ingestão de gordura, proteína e fibra podem estar na origem da fome constante:

1 – Não está a ingerir proteína suficiente

Um consumo adequado de proteína é essencial para controlar o apetite, já que ajuda a regular as hormonas da fome. Por isso, deve incluir uma fonte de proteína em todas as refeições: Ovos, aves, peixe, quinoa, amêndoas, são algumas fontes de proteína.

2- Não está a dormir o suficiente

Dormir pelo menos 7 a 8 horas por dia é fundamental para a nossa saúde, para o bom funcionamento do organismo e regulação do apetite. Dormir poucas horas pode levar a um aumento dos níveis de grelina, a hormona da fome. Por outro lado, dormir o número de horas suficientes assegura níveis adequados de leptina, a hormona da saciedade. Veja aqui 7 alimentos que ajudam a dormir melhor.

3- Está a ingerir demasiados hidratos de carbono refinados

Os hidratos de carbono refinados contêm pouca quantidade de fibra, vitaminas e minerais. O consumo destes promove um aumento rápido da glicémia,e consequente, um aumento da insulina. Ao ser libertada muita insulina em resposta à entrada de açúcar vai ocorrer, pouco tempo depois, uma diminuição rápida da glicémia (picos de glicémia). Consequentemente vamos sentir fome pouco tempo após a ingestão destes hidratos de carbono.

4-  Está a comer pouca gordura (saudável)

A gordura atrasa a digestão e aumenta a produção de hormonas responsáveis pela sensação de saciedade.Por isso, devemos incluir na nossa alimentação alimentos ricos em gorduras saudáveis como o abacate, azeite, coco, ovos, sementes ou oleaginosas.

5-  Pode estar a ingerir pouca fibra

A fibra é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Além disso, alimentos ricos em fibra demoram mais tempo a ser digeridos, prolongando a sensação de saciedade. Frutas, verduras, leguminosas são boas fontes de fibra.

6- Está a beber pouca água

O hipotálamo regula a fome e a sede e às vezes o nosso cérebro confunde as sensações. Da próxima vez que sentir fome beba um copo de água e espere pelo menos 20 minutos, se continuar com fome então coma qualquer coisa, senão é porque afinal o organismo necessitava de água.

7 – Está demasiado stressado

Pessoas com elevados níveis de stress tendem a comer mais e a comer alimentos ricos em açúcar e gordura devido ao aumento dos níveis de cortisol. Esta hormona contribui para a sensação de fome. Como nem sempre conseguimos controlar os níveis de stress, procure caminhar todos os dias ou praticar alguma atividade física. Vai ajudar a diminuir o stress e o cortisol.

 

A fome é sem dúvida um sinal do nosso corpo que indica que precisa de energia. Muitas vezes esta fome está relacionada com uma desregulação hormonal devido a hábitos alimentares incorrectos ou a um estilo de vida pouco saudável. Tenha uma alimentação variada, rica em fibra, gordura saudável e proteína e elimine os alimentos processados e açúcares refinados. Estas pequenas alterações podem ser suficientes para reduzir o seu apetite e  promover a sensação de saciedade.

 

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