6 Dicas para reduzir a gordura visceral

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A gordura visceral é encontrada na cavidade abdominal. Os órgãos internos do sistema digestivo são envolvidos por uma camada de gordura, cuja função é protege-los. Mas, esta gordura se for em demasia prejudica o bom funcionamento dos órgãos vitais e aumenta o risco de doenças crónicas.

Os adipócitos (células de gordura) servem para fornecer energia mas também produzem hormonas e substâncias inflamatórias.Desta forma, a acumulação de gordura está relacionada com o aparecimento de hipertensão arterial, aumenta o risco de AVC, diabetes e pode aumentar os níveis de colesterol. Por estas razões esta gordura é muito perigosa e é de extrema importância combate-la.

Então mas como posso reduzir esta gordura? 

Uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercício físico são fundamentais para combater e reduzir esta gordura. Uma diminuição, mesmo que pequena, da gordura visceral já traz benefícios e melhora a saúde.

1- Experimente uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono

As dietas low carb são mais eficazes na redução de gordura visceral do que dietas de baixo teor de gordura. Por isso aposte na ingestão de verduras em detrimento do arroz, batata ou massa nas refeições principais. Reduza a ingestão de alimentos à base de farinha trigo e aposte em farinhas como a de coco ou de amêndoa.

2- Coma mais fibra solúvel

Um estudo demonstrou o aumento de 10g da ingestão de fibra solúvel diminui a gordura visceral em 3,7%. Aveia, linhaça, leguminosas, frutas e vegetais são boas fontes de fibra solúvel.

3- Coma proteína

A proteína pode ajudar na perda de gordura abdominal uma vez que nos confere uma sensação de saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso lembre-se de incluir proteína em todas as refeições.

4- Limite a ingestão de açúcar 

Já é sabido que o açúcar é um vilão para a nossa saúde. Pessoas que ingerem muito açúcar tendem a ter maior quantidade de gordura visceral. O açúcar é metabolizado no fígado, quando ingerimos açúcar em excesso este é transformado e armazenado sob a forma de gordura. Por isso bolos, bolachas e tudo o que sejam alimentos processados não devem fazer parte da nossa alimentação

5- Evite o stress

O stress do dia a dia provoca um aumento dos níveis de cortisol, uma hormona que está relacionada com o aumento da gordura visceral. Veja aqui estratégias para controlar os níveis de cortisol.

6 – Tenha uma boa noite de sono

Dormir cerca de 7 a 8 horas por dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo, bem estar geral e para combater a gordura visceral.

 

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