5 Snacks para a semana toda

Manias de Uma Dietista

Uma das perguntas que me fazem constantemente é “o que posso comer entre as refeições principais?”.

Petiscar entre refeições é uma das razões que levam ao aumento do peso. E porquê? Porque muitas vezes comemos mesmo sem termos fome, ou comemos o que não devemos ou porque comemos mais quantidade sem darmos conta.  Se tomamos um pequeno almoço ou almoço completo e equilibrado à partida o nosso corpo não precisa de receber alimentos nas 3 a 4 horas seguintes, mas há pessoas que têm necessidade de comer com mais frequência, por isso se realmente  sente fome ou precisa de fazer snacks em vez de atacar aquele pacote de bolachas ou ir ao café comer um blo ou salgado, veja estas sugestões simples e saudáveis. Tem uma ideia diferente para cada dia da semana:

 

1- Palitos de vegetais + manteiga de oleaginosas ou hummus

Este snack é fácil de preparar, baixo em calorias, rico em vitaminas, minerais, fibra e proteína. Ou seja, tem tudo para o manter saciado. Experimente vegetais como cenoura, pepino, aipo e tomate, conjugue com manteiga de amendoim/amêndoa/caju ou hummus

2- Iogurte grego com frutos vermelhos

Num frasco coloque camadas alternadas de iogurte grego natural não açucarado e de frutos vermelhos. No final polvilhe com canela. E porquê frutos vermelhos e não outra fruta? Porque têm um baixo índice glicémico, baixo teor de açúcar e são uma boa fonte de antioxidantes e fibra. O iogurte vai-lhe fornecer proteína e ajudar na saciedade.

 

3- Espetadas de fruta/tomate e queijo

Red Round Fruit Served on Clear Glass Bowl

Um snack rico em proteína e carregado de nutrientes. Além disso é uma combinação deliciosa. Para fazer basta usar paus de madeira e inserir alternadamente cubos de queixo e frutas variadas. Pode ainda colocar folhas de manjericão ou hortelã.

4- Bolinhas de tamaras, aveia e coco

Adoro este snack. É saciante, saudável e rápido de preparar. Basta colocar num processador tamaras, coco ralado e flocos de aveia. Depois é só triturar e fazer bolinhas.

 

5- Salada de abacate, ovo e coentros

Parece-lhe estranho? Garanto que é delicioso. Este snack tem tudo para dar certo: gordura boa, proteína, vitaminas, fibra e minerais. Como fazer? Basta colocar numa caixa o abacate cortado, o ovo cozido às rodelas e por cima um pouco de coentros. Depois é só temperar com um pouco de vinagre de cidra e azeite e envolver tudo.

 

Apesar de haver imensa oferta no mercado e de podermos fazer imensas coisas diferentes, a verdade é que a maioria de nós acaba por comer sempre as mesmas coisas e varia pouco, o que faz com que a alimentação se torne monótona e até aborrecida. Por isso procure variar =) Como vê é fácil e simples ter uma alimentação variada e, claro, saudável.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

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