Resolução de ano novo: 8 dicas que o vão ajudar a perder peso e ser mais saudável

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Uma das resoluções de ano novo mais comuns é a perda de peso.

A chave para uma perda de peso bem sucedida está na adopção de um estilo de vida saudável, sustentável a longo prazo,  adequado às nossas necessidades individuais e compatível com o dia a dia de cada um.

Geralmente começamos o ano com bastante motivação e inspirados para a mudança. Mas sabemos que nem sempre é fácil mudar hábitos e comportamentos, no entanto pequenas mudanças no nosso dia a dia podem fazer a diferença.

Comece já a seguir estas dicas simples, perca peso e seja mais saudável:

1- Esqueça os produtos ricos em açúcares simples

Esta dica não tem nada que saber. Se cortar em alimentos processados, bolachas, refrigerantes é certo que vai perder peso. Mas lembre-se, até os alimentos ditos saudáveis ou light podem ter açúcares escondidos, por isso consulte sempre o rótulo dos alimentos para saber o que está a comprar e a comer.

2- Coma gordura saudável

Incluir alimentos ricos em gorduras boas pode ajudar a perder peso ao mesmo tempo que faz bem à nossa saúde. Azeite, abacate, oleaginosas, sementes e peixes gordos ajudam a aumentar a sensação de saciedade diminuem os desejos alimentares e previnem doenças.

3- Snacks sim mas saudáveis

Muitas pessoas engordam não por causa das refeições principais mas por estarem sempre a petiscar bolachas ou outros alimentos carregados de açucares simples. Por isso tenha sempre à mão uma porção de frutos secos, palitos de vegetais ou ovos cozidos.

4- Coma mais vegetais

Os vegetais contêm poucas calorias mas são ricos em nutrientes e fibra. Comer mais vegetais pode mesmo facilitar a perda de peso. Porquê? Porque vão dar-lhe saciedade e fazer com que coma menos. Além disso, protegem-nos de doenças crónicas como a diabetes e doenças cardíacas. Por isso coma sempre uma sopa ou salada antes do prato principal.

5- Fruta sim mas atenção à quantidade

Devemos comer fruta? Sim claro, a fruta é saudável e está carregada de vitaminas e minerais mas…tem açúcar!!! Por isso se quer perder peso coma no máximo 1 a 2 porções por dia.

6- Troque o pão e os cereais de manhã por ovos e vegetais salteados

Esta pequena, e simples, mudança vai ajuda-lo a perder peso e a sentir-se saciado ao longo do dia. Esqueça os hidratos de carbono refinados de manhã, aposte na proteína e junte-lhe uma boa dose de fibra, vitaminas e minerais (como os vegetais).

7- Faça um menu para a semana

Faça um menu com refeições para toda a semana e uma lista de compras. Assim  consegue ter a semana organizada, saber exactamente o que vai comer e não cair tão frequentemente em tentação.

8- Pratique actividade física

Procure fazer pelo menos 30 minutos de actividade física diariamente. Procure uma actividades que goste.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

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