10 Alimentos ricos em fibra que deve incluir na sua alimentação

Março 13, 2018 Manias de Uma Dietista No comments exist

Todos nós sabemos ou já ouvimos dizer que devemos comer mais fibra e que a fibra faz bem à saúde. Mas, mesmo havendo diversos alimentos ricos em fibra e facilmente disponíveis nem sempre ingerimos a dose diária recomendada.

Mas o que é a fibra alimentar e porque é importante?

De acordo com a Direcção Geral de Saúde, a fibra é uma classe de compostos de origem vegetal constituída por polissacáridos e substancias associadas que quando ingeridas não sofrem hidrólise, digestão e absorção no intestino.

É essencial para o bom funcionamento digestivo, ajuda a controlar o peso, confere saciedade, ajuda a regular a glicémia, reduz o risco de doença cardíaca e previne o aparecimento de doenças. Para obtermos a sua acção benéfica devemos ingerir pelo menos 25g/dia de fibra por dia (Saiba mais aqui).

Para garantir que está a ingerir a dose diária recomendada de fibra deve comer alimentos ricos em fibra. Vegetais, frutas, cereais integrais, frutos secos e sementes contêm fibra, uns mais quantidade do que outros.

Estes são alguns alimentos ricos em fibra: 

1-Feijão preto – 1 chávena fornece 15g de fibra

2- Abacate – 1 unidade contêm 11,6g de fibra

3- Sementes de chia – 30g destas sementes tem 9,8g de fibra

4- Trigo sarraceno – 1/2 chávena fornece 8,5g de fibra

5- Framboesas – 1 chávena fornece 8g de fibra

6- Linhaça – 28g de linhaça tem 7,6g de fibra

7- Alcachofra – 1 unidade possui 6,8g de fibra

8- Favas – 1/2 chávena tem 6,6g de fibra

9- Farinha de coco – 1 colher de sopa possui 6g de fibra

10- Figos – 3 unidades medias fornecem 4g de fibra

 

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