Posso comer manteiga de amendoim? É saudável? Não engorda?

Manias de Uma Dietista

A manteiga de amendoim tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. E porquê? Porque é saborosa, versátil e porque é muito rica em termos nutricionais. Talvez seja mais falada/usada do que a manteiga de outros frutos secos porque é mais barata.

É um alimento calórico, tendo mais de 580kcal por 100g, o que se deve essencialmente ao elevado teor em gordura insaturada.

Sendo o amendoim rico em antioxidantes, proteína, fibra, vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, zinco, ferro, cobre e magnésio, faz com que este fruto seco tenha diversos benefícios para a saúde: tem propriedades anti-inflamatórias, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, promove a saciedade, torna a pele mais bonita, favorece o ganho de massa muscular, combate a anemia e regula o trânsito intestinal.

Desta forma, a manteiga de amendoim tem os mesmos benefícios para a saúde que o fruto seco que lhe dá origem, sendo, de uma forma geral, adequada para a maioria das pessoas saudáveis, e podendo fazer parte de uma alimentação saudável.

Contudo, há duas coisas importantes que devemos ter em conta: a manteiga escolhida e quantidade consumida.

1- Como escolher?

A manteiga de amendoim deixa de ser saudável quando lhe é adicionado açúcar, sal ou gorduras trans. Por isso, assegure-se que está a comprar uma manteiga 100% amendoim ou então pode sempre optar por faze-la em casa (apenas tem de triturar os amendoins até obter manteiga).

2- Que quantidade devo comer?

Uma colher de sobremesa (5 a 6g) a uma colher de sopa (15g) é suficiente para a grande maioria das pessoas. Nesta quantidade conseguimos obter todos os benefícios do seu consumo sem aumentarmos muito a ingestão calórica. Obviamente que a quantidade vai sempre depender do objectivo e características individuais de cada pessoa.

Então e se estiver a tentar emagrecer posso comer manteiga de amendoim? Sim, até porque vai ajuda-lo a manter-se saciado e a acabar com as compulsões. Neste caso uma colher de chá por dia será suficiente, adicionada às panquecas ou iogurtes ou pode ser usada para barrar fruta por exemplo.

Quer ideias de receitas com manteiga de amendoim? Veja aqui, aquiaqui, aqui e aqui.

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes

 

Use o cupão MANIAS10 para 10% de desconto na prozis ou  diretamente em prozis.com/VrD

1 Comment on “Posso comer manteiga de amendoim? É saudável? Não engorda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *