4 Snacks para comer antes de dormir

Manias de Uma Dietista

Se fica acordado até tarde pode ter necessidade de fazer um snack antes de ir dormir. O desafio está em escolher o snack adequado que seja rápido de preparar, saboroso, de fácil digestão e que não pese na balança.  Alguns snacks até o podem ajudar a dormir melhor:

 

1- Banana com manteiga de amêndoa

A banana ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono. Para além disso é rica em vitamina B6 e magnésio, que têm um papel importante na prevenção de insónias. As amêndoas são ricas em melatonina, uma hormona que regula o sono, magnésio, vitamina E e gordura saudável. Uma banana pequena barrada com 1 colher de sobremesa de manteiga de amêndoa tem cerca de 150kcal.

2 – Pistácios

Uma mão cheia de pistácios é suficiente para ajuda-lo a dormir melhor e dar-lhe saciedade. E porquê? Porque contem proteína, vitamina B6 e magnésio. Experimente comer, no máximo, 30g de pistacios e beber um chá calmante como o de camomila.

 

3 – Ovos

O ovo é muito rico em termos nutricionais, sendo um dos mais completos: é rico em proteína de alto valor biológico, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamia E, selénio, fósforo, zinco. Além disso é fonte de triptofano, um aminoácido percursor de serotonina.

Desta forma comer ovo ao deitar vai ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar a sensação de bem estar e ainda favorecer o aumento de massa muscular. Coma um ovo cozido ao deitar

 

4- Queijo quark com sementes de abóbora

O queijo quark é uma boa fonte de caseína (proteína de absorção lenta), contem pouca gordura e é rico em cálcio. Estudos indicam que o consumo de caseína à noite ajuda a reduzir a fome na manhã seguinte. Além disso, é necessário cálcio para a produção de melatonina a partir do triptofano.

Cerca de 28g de sementes de abóbora contêm 37% da dose diária de magnésio, ajudando a dormir melhor. Além disso, as sementes de abóbora são ricas em triptofano.

Experimente adicionar ao queijo quark uma colher de sopa de sementes de abóbora. Não só vai dormir melhor como vai acordar com menos fome.

Pistachio Nuts in White and Brown Ceramic Bowl With Brown Wooden Spoon

Se realmente tem necessidade de comer antes de dormir esqueça as bolachas, bolos, o pão ou alimentos altamente processados. O ideal é escolher alimentos que facilitem o sono, promovam a saciedade e sejam de fácil digestão. Não é preciso ir para a cama com fome, basta saber que alimentos deve escolher 😉

 

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