6 Razões para comer abacate

Manias de Uma Dietista

O abacate é um fruto que tem vindo a ganhar popularidade no que diz respeito à alimentação saudável.  De sabor suave e textura cremosa, o abacate é rico em fibra, gordura monoinsaturada, potássio, magnésio, vitamina E, C e B6. Possui um teor de hidratos de carbono baixo mas é rico em calorias.

Já vos dei 5 maneiras diferentes de comer abacate, mas afinal porque é que este fruto está tão na moda?

 

1- Contém mais potássio que a banana

O potássio é um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo, sendo essencial para a regulação da pressão arterial. O abacate fornece 14% da DDR de potássio enquanto que a banana fornece 10%. Desta forma, o consumo de abacate ajuda a regular a pressão arterial, um factor de risco para ataque cardíaco e AVC.

 

2- É rico em gorduras monoinsaturadas

A maior parte da calorias do abacate deve-se à gordura. Mas esta gordura não é uma gordura qualquer, a maioria é ácido oleico (omega 9). Esta gordura também presente no azeite, é responsável por diversos efeitos benéficos como redução da inflamação e do risco de doença cardiovascular.

 

3- É rico em fibra

O abacate é rico em fibra, o que é importante na regulação do trânsito intestinal e regulação do colesterol. Além disso alimentos ricos em fibra desempenham também um papel importante na perda e manutenção do peso.

 

4- Dá saciedade e promove a perda de peso

Por ser rico em fibra e gordura o abacate é otimo para nos manter saciados ao longo do dia, evitando assim que se coma de forma exagerada ou que se comam coisas menos saudáveis. Experimente comer abacate ao pequeno almoço juntamente com uma fonte de proteína, é garantido que vai ter menos fome ao longo do dia.  Ao sentir-se mais saciado ao longo do dia provavelmente irá ingerir menos calorias,o que irá favorecer a perda de peso.

 

5- Promove a saúde dos olhos

É rico em luteína e a zeaxantina, dois antioxidantes que reduzem o risco de cataratas e previnem a degeneração macular.

 

6- Pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite

Estudos (1 e 2) revelam que o extrato de abacate pode reduzir significativamente os sintomas de osteoartrite e reduzir a utilização de anti-inflamatórios.

 

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

Use o cupão MANIAS10 para 10% de desconto na prozis ou  diretamente em prozis.com/VrD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *