Açai: O super fruto que vem do brasil

Manias de Uma Dietista

O açai é um fruto semelhante a uma baga, de cor arroxeada, que nasce numa árvore semelhante à palmeira na floresta amazónica.

O seu consumo tem ganhado cada vez mais adeptos, não só no brasil mas em todo o mundo, uma vez que o açaí tem sido considerado como sendo um superalimento, ou seja, é considerado um aliados na melhoria da saúde e com propriedades preventivas e/ou curativa.

Nutricionalmente o acaí é rico em antocianinas ( antioxidante presente também no vinho tinto e outras bagas), vitamina A, cálcio, fibra e gordura. Contem um baixo teor de açúcar e cerca de 60kcal/100g. Sabia que é um dos frutos com maior poder antioxidante? Por estas razões o açaí é considerado um super alimento e com vários benefícios para a nossa saúde.

 

Benefícios do consumo de açaí:

1- Combate o envelhecimento e previne doenças crónicas

O açaí é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento celular e os danos oxidativos, que podem levar ao aparecimento de doenças crónicas como a diabetes,  Possui um dos valores de ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) mais elevados.

 

2- Pode melhorar os níveis de colesterol

Estudos ( a maioria realizados em animais), indicam que o açaí pode ter efeitos benéficos nos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol total e aumentando os níveis de HDL.

 

3-  Pode ter um efeito anti cancerígeno

Compostos presentes no açaí podem bloquear os genes que causam o cancro, retardar o desenvolvimento dos tumores e destruir as células malignas, contudo são necessários mais estudos para comprovar este efeito.

 

4- Podem melhorar a função cerebral

O açaí pode combater os efeitos negativos da inflamação e oxidação nas células cerebrais,  que podem afetar de forma negativa a memória

 

Como comer açaí:

Como as bagas frescas duram pouco tempo, geralmente encontra-se à venda sob a forma de puré, pó ou sumo.

O sumo (se não for filtrado) é rico em antioxidantes, contudo contém pouca fibra e muito açúcar. O pó é a forma que apresenta maor concentração de nutrientes, Já o puré é talvez a forma mais prática e saborosa de desfrutar do açaí, podendo-se usar para fazer batidos, misturar no iogurte, fazer gelados, etc.

 

Nota: quando comprar polpa congelada lembre-se de ler o rótulo e certifique-se de que está a comprar uma polpa 100% de fruta, já que algumas marcas contêm aditivos como por exemplo xarope de guaraná, o que faz com que o teor de açúcares aumente significativamente.

 

 

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