5 dicas para voltar à alimentação saudável após as férias

Manias de Uma Dietista

Após as férias pode ser difícil voltar ao ritmo normal do dia a dia. E porquê? Porque quando vamos de férias saímos da rotina, cometermos alguns excessos alimentares, temos horários mais irregulares, dormimos até mais tarde, comemos alimentos que não comemos habitualmente no nosso dia a dia e por vezes praticamos menos atividade física. E quando voltamos pode ser um verdadeiro desafio para o corpo, e mente, voltar aos hábitos normais.

É ainda frequente regressarmos com uns quilos a mais, mas é possivel recupermos a forma. Para isso, é importante sabermos fazer escolhas saudáveis e acertadas.

Algumas dicas que podem ajudar:

  1. Crie uma ementa semanal. Este é o primeiro passo. Planear as refeições com antecedência ajuda a criar rotina, evita desperdícios e que se faça uma refeição pouco saudável.
  2. Faça uma lista de compras com base na ementa planeada. Isto é uma das coisas mais importantes pois se não tiverem em casa alimentos saudáveis vão acabar por comer qualquer coisa ou até encomendar comida ( e provavelmente não será algo saudável) e começam logo a ficar desorganizados;
  3. Prepare as marmitas para a semana toda (veja aqui como organizar a sua marmita);
  4. Inclua mais vegetais na sua alimentação, pois além de serem ricos em vitaminas e minerais são baixos em calorias, são ricos em água e fibra, promovendo assim a saciedade;
  5. Não se esqueça de beber água. O ideal será beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Chá sem açúcar também é uma boa opção. Apenas uma vez por semana pode beber outra bebida da sua preferência.

 

Estas são apenas algumas dicas que o podem ajudar a organizar-se de modo a que seja mais fácil regressar aos seus hábitos alimentares saudáveis.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

 

 

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