7 alimentos ricos em magnésio que fazem bem à saúde

Manias de Uma Dietista

O magnésio é um mineral que está envolvido em centenas de reacções no nosso organismo, sendo essencial para o bom funcionamento do mesmo e para a nossa saúde.

Geralmente só nos lembramos do magnésio quando temos uma cãibra e nessa altura comemos uma banana, mas a verdade é que este mineral é preciso para muitas reacções: é importante, por exemplo, para a formação dos ossos e dentes, batimento cardíaco, para o bom fucionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso e para o sistema imunitário.

Desta forma,é fácil perceber a importância do magnésio para a manutenção da nossa saúde e normal funcionamento do nosso organismo.

Como obter magnésio na quantidade adequada? 

Se a nossa alimentação for variada e equilibrada seria expectável conseguirmos atingir a dose diária recomendada (DDR) de magnésio, contudo, a má alimentação e o stress do dia a dia fazem com que nem sempre se consiga ingerir este mineral nas doses recomendadas.

Estes são 8 alimentos ricos em magnésio que pode inserir na sua alimentação, que para além de conterem magnésio têm também outros benefícios para a saúde:

 

1.Espinafres

Os espinafres são ricos em ácido fólico e ferro, sendo um bom aliado no combate  à anemia, cálcio, fósforo, vitamina A, K, B6 e B1. Para além disso são uma boa fonte de fibra, o que ajuda a regular o trânsito intestinal, e têm um índice glicémico baixo. 100g de espinafres crus fornecem 20% da DDR de magnésio.

 

2.Amêndoas

Nutricionalmente as amêndoas são ricas em vitamina E, fibra, proteína, magnésio, fósforo, cálcio e fibra. São consideradas um superalimento, já que tem vários benefícios para a nossa saúde: São altamente saciantes, ajudando a controlar o apetite, reduzem o colesterol, reduzem o risco de doença cardíaca, promovem a saúde dos ossos e dentes, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e prevenir o aparecimento de Diabetes, melhoram a saúde do cérebro prevenindo o declínio cognitivo, previnem o envelhecimento precoce da pele e ajudam a melhorar e regular o trânsito intestinal.

Uma porção de cerca de 30g fornece 19% da DDR.

 

3.Chocolate negro 

28g contêm 16% da DDR e é rico em antioxidantes, ferro, cobre e manganês. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, combate a depressão, ajuda a regular a pressão arterial e aumenta os níveis de HDL- colesterol.

 

4.Abacate

Um abacate médio contem 15% da DDR de magnésio. É também rico em fibra, gordura monoinsaturada, potássio, vitamina E, C e B6. Em termos de benefícios para a saúde o abacate ajuda a reduzir o colesterol e os triglicéridos, a regular o trânsito intestinal, promove a saciedade, pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite, reduz o risco de síndrome metabólica,é bom para a pele, olhos e cabelo e previne o cancro.

 

5.Sementes de abóbora

Cerca de 28g de sementes de abóbora contêm 37% da DDR de magnésio. Além disso, as sementes de abóbora são ricas em triptofano, e por isso vao ajuda-lo a dormir melhor bem como a melhorar o humor. São ainda ricas em fibra, o que ajuda a regular o transito intestinal e a promover a saciedade,  em ácidos gordos omega 3 e antioxidantes.

 

6.Banana

A banana é um fruto com diversos benefícios para a saúde. Podem ver aqui 10 razões para comer mais bananas.  Uma banana média possui 8% da DDR de magnésio.

 

7. Kefir

200ml de kefir fornecem 6% da DDR de magnésio. Quanto aos benefícios desta bebida fermentada podem ver no artigo 8 benefícios do kefir.

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