Benefícios da carne de coelho, um alimento tradicional da dieta mediterrânea

Novembro 28, 2018 Manias de Uma Dietista No comments exist

A carne de coelho faz parte da dieta mediterrânea e, em Portugal, já ocupou um lugar de destaque. Atualmente o sector da cunicultura está a passar por uma crise: Só na Península Ibérica a produção deste alimento caiu 16% em pouco mais de 10 anos.

A ASPOC- Associação Portuguesa de Cunicultura e a INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola obtiveram apoios comunitários para promover o consumo de Carne de Coelho na Península Ibérica, tendo sido criada uma campanha para promover o consumo desta carne. O objectivo é voltar a introduzir este alimento na dieta mediterrânea.

No que diz respeito à carne, quando se fala de carnes magras ou brancas geralmente pensamos apenas no frango, e muitas vezes nem nos lembramos que existem outras carnes tão ou mais saudáveis, como é o caso da carne de coelho. As nossas avós consumiam mais do que as novas gerações consomem, era habitual comer-se carne de coelho e das mais variadas maneiras: estufado, com feijao branco, guisado, à caçador….

Sempre fez parte da alimentação tradicional portuguesa, contudo esta tradição foi-se perdendo. E por isso a União Europeia está a investir de forma a recuperarmos esta tradição e ao mesmo tempo ajudarmos este sector de actividade.

 

Quais os benefícios da carne de coelho?

A carne de coelho é considerada uma carne branca pelo seu baixo teor de gordura. Pelo facto de ter um baixo teor de fibras de colagénio e pouca gordura, torna-a uma carne muito macia e de fácil digestão. Isto faz com que seja uma opção saudável para toda a família, inclusive para bebés podendo ser introduzida aos 6 meses de idade.

Além disso, possui baixo teor em calorias e elevada quantidade de proteína de alto valor biológico.

Do conteúdo vitamínico destacam-se as vitaminas do complexo B, principalmente Niacina (ou B3), B6 e B12. Relativamente aos minerais, destacam-se o potássio, o fósforo e o ferro. O teor de sódio é baixo na carne crua e o teor de colesterol é baixo em comparação com as outras carnes.

Outra vantagem desta carne é a sua versatilidade, existindo diversas receitas uma vez que é um alimento presente na dieta mediterrânea.

Se tem por hábito comer apenas carnes brancas, não fique apenas pelo frango e perú, experimente também a carne de coelho.

Por um mundo mais sustentável varie a sua alimentação. Faça um consumo moderado de carne, pois não é preciso comer todos os dias, é importante sim variar no tipo de carne.

Não come porque não sabe como confeccionar carne de coelho? Pergunte à sua avó, de certeza que conhece diversas receitas.

 

 

Este artigo foi desenvolvido em parceria com a ASPOC.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *