Dicas para escolher uma bebida vegetal

Novembro 15, 2018 Manias de Uma Dietista No comments exist

O consumo de bebidas vegetais tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e as razões para o aumento do consumo destas bebidas são várias: seja porque é intolerante à lactose, porque quer evitar o consumo de leite ou porque quer evitar ou não consome produtos de alimentos de origem animal,

Atualmente a oferta de bebidas vegetais é bastante grande, mas há uns anos não eram muitas as marcas que comercializavam, e as bebidas que existiam continham quase todas açúcares e eram essencialmente à base de soja. Hoje em dia podemos encontrar à venda bebidas vegetais não só de soja mas de arroz, coco, amêndoa, aveia, caju ou de avelã. Mas com tanta oferta por vezes torna-se difícil saber o que devemos comprar.

 

Mas afinal, o que é uma bebida vegetal? Uma bebida vegetal é um produto líquido obtido através de um ou mais ingredientes de origem vegetal e água. Caracteriza-se por conter um baixo teor de gordura, ser isenta de lactose e rica em fibra.

Mas….muitas bebidas tem açúcar e gorduras adicionadas, bem como outros ingredientes que são desnecessários.

Para sabermos que produto estamos a comprar devemos sempre  ler sempre o rótulo:

  • Em primeiro lugar podemos olhar para o tamanho da lista de ingredientes: quanto maior for a lista maior é a probabilidade de conter aditivos.

 

  • Depois  analisamos os ingredientes: O primeiro ingrediente deve ser água, logo a seguir deve vir o cereal, grão ou semente de que é feito. Depois pode vir listado algum tipo de gordura (normalmente óleo de girassol) ou um estabilizador como uma goma, que servem para manter a mistura mais homogénea (mas não acrescentam valor nutricional e são desnecessários para o nosso organismo).

 

  • Algumas bebidas são ainda enriquecidas em vitaminas e minerais como o cálcio e vitamina B12 ou D de forma a que o perfil nutricional destas bebidas seja mais semelhante ao do leite.

 

  • Outro aspeto a ter em conta é o açúcar. De preferência devemos escolher uma bebida que tenha menos de 6g de açúcar por cada 100ml e evitar bebidas que tenham açúcar adicionado, que pode vir listado como açúcar, maltodextrina, xarope de glicose ou de glicose-frutose, xarope de milho, frutose, açúcar de beterraba, açúcar de cana ou geleia de agave.

 

  • Emulsionantes, espessantes e tudo o que tenha a designação E´ deve ser evitado.

 

 

 

 

A melhor opção é sempre fazer a sua bebida em casa, isenta de aditivos e de açúcar, mas se ler atentamente o rótulo consegue garantir que está a fazer a melhor opção. Idealmente deve escolher uma bebida vegetal com o mínimo de ingredientes possível, sem açúcar na composição e de preferência sem aditivos. Olhando para estes dois rótulos percebemos logo que a segunda bebida vegetal seria a melhor opção.

 

Manias de uma Dietista. Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

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