Substitutos do Açúcar: Xaropes, qual a alternativa mais saudável?

Fevereiro 11, 2019 Manias de Uma Dietista No comments exist

Já é sabido que o açúcar é um vilão para a nossa saúde:Pessoas que ingerem grandes quantidades de açúcar tendem a ter mais gordura acumulada na zona visceral e têm um risco maior de desenvolver diabetes, bem como doenças cardiovasculares.

Resultado de imagem para sugar quit

Quando ingerimos açúcar em excesso este é transformado e armazenado sob a forma de gordura no fígado. Para além disso, o açúcar refinado tem pouco interesse nutricional, já que é isento de vitaminas e minerais. No fundo o açúcar é o que chamamos de caloria vazia.

Atualmente, para além das fontes naturais de açúcar como é o caso da banana, tâmaras, passas, ameixas ou mel (que todos nós já conhecemos) , podemos encontrar no mercado várias alternativas ao açúcar refinado, nomeadamente sob a forma de xaropes.

Para quem quer reduzir ou eliminar o açúcar refinado da alimentação, conheça algumas alternativas:

A evitar

A

Xarope de milho rico em frutose: Usado frequentemente pela industria alimentar este xarope é rico em frutose, como tal aumenta o risco de obesidade e diabetes.

Imagem relacionada
Xarope de Agave

Xarope de agave: Tem uma textura semelhate ao mel sendo usado por vegans como substituto do mel. É composto essencialmente por frutose (85%) por essa razão o seu consumo deve ser evitado ou moderado. O consumo de frutose em excesso está relacionado com aumento da gordura abdominal e figado gordo. Não é a melhor opção para diabéticos.

Opções “menos más” mas que devem ser consumidas com moderação:

Imagem relacionada
Xarope de coco

Xarope de coco: Produzido a partir da seiva das flores do coqueiro o açúcar de coco possui um índice glicémico inferior ao açúcar.
Contém zinco, cálcio, potássio e antioxidantes.

Resultado de imagem para xarope de acer
Xarope de Ácer

Xarope de ácer: Rico em antioxidantes, cálcio, potássio, ferro e manganes. Nutricionalmente é mais interessante que o açúcar e possui um valor energético inferior.

Resultado de imagem para date syrup
Xarope de Tâmara

Xarope de Tâmara: Rico em antioxidantes, potássio, vitamina C, cálcio e ferro. Também possui um índice glicémico inferior ao açúcar.

Outra opção interessante, mas para usar com moderação:

Xilitol 1
Xilitol

Xilitol: O xilitol apesar de não se apresentar sob a forma de xarope achei interessante falar nele.

O xilitol é um açúcar álcool, em termos de sabor e textura é similar ao açúcar refinado, mas contém 40% menos calorias. É extraído das fibras de frutas e vegetais, sendo por isso considerado um adoçante natural. Contudo, não contém vitaminas, fibra ou minerais, sendo uma caloria vazia. Apesar disso, o seu índice glicémico é baixo o que pode ser uma vantagem especialmente em dietas de emagrecimento ou para diabéticos, já que ajuda a manter os níveis de glicémia mais estáveis.

Não é preciso deixar de comer alimentos doces. Podemos ir buscar o sabor doce a fontes alimentares mais saudáveis e naturais.

Mas lembre-se, as opções que dei, apesar de terem maior interesse nutricional relativamente ao açúcar refinado, não são isentas de calorias e por isso devem ser consumidas com moderação 😉

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.

Famílias Saudáveis e Felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *