
Hoje vou falar de cereais de pequeno-almoço, um alimento muito comum quer na alimentação das crianças quer dos adultos.
Muitos dos cereais que se encontram à venda nos hipermercados, sobretudo os direccionados para crianças, são altamente calóricos e estão carregados de açúcar, não sendo a melhor opção para começarmos o dia.

Hoje em dia a oferta é tanta que pode ser um verdadeiro desafio encontrar os cereais mais adequados. Então como sabe se está a fazer a escolha certa?
É simples: basta olhar para o rótulo e escolher os cereais que tenham maior teor de fibra, maior teor em proteína e menor teor em açúcar.
Veja também os ingredientes:
- Se possível escolha cereais que não contenham qualquer tipo de aditivos (sem conservantes, sem aromatizantes);
- Escolha os que tenham uma composição o mais simples possível (ou seja, com uma lista de ingredientes pequena);
- Dê preferência a cereais integrais.
Para perceberem melhor vamos analisar alguns cereais:

Como podem ver os cereais ditos para crianças são os que têm mais açúcar, mas os cereais ditos de dieta também têm açúcar simples na composição. A diferença entre os flocos de aveia e os special k, por exemplo, ainda é grande, tendo estes últimos mais 16,3g de açúcar do que os flocos de aveia. Além disso, os flocos de aveia não têm açúcar adicionado, conservantes, corantes ou aromatizantes.
Este é o meu Top 5 de cereais de pequeno almoço para toda a família ( a ordem é aleatória):
Flocos de aveia
Trigo Puff
Espelta puff
Corn Flakes sem açúcar

Flakes de trigo sarraceno

Porque é que estes cereais estão no meu top 5?
Porque não têm açúcar adicionado, porque são naturalmente ricos em fibra, têm um índice glicémico baixo e têm poucos ingredientes na composição. Vocês já viram a lista de ingredientes de uns cereais integrais (os ditos de dieta)? Ora vejam:
Ingredientes: Cereais (95,3%) [TRIGO integral (50,8%), arroz (37,4%), flocos de AVEIA integral (7,1%)], açúcar, xarope de açúcar invertido, extrato de malte de CEVADA (CEVADA, CEVADA malteada), vitaminas e minerais (cálcio, niacina, ferro, ácido pantoténico, vitamina B6, riboflavina, ácido fólico), sal, xarope de glucose, melaços, antioxidante (extrato rico em tocoferóis).
Se calhar não são assim tão saudáveis como pensava, certo? 😉
É normal que achem que os cereais que vos sugiro tenham pouco sabor, por isso puxem pela vossa imaginação e arranjem formas de dar sabor. Podem juntar iogurte, fruta, canela, tâmaras ou até pepitas de chocolate negro.
Faça escolhas conscientes e seja mais saudável 😉
Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.