4 dicas para controlar a fome antes do jantar

Abril 24, 2019 Manias de Uma Dietista No comments exist

Para muitas pessoas aquele período antes do jantar ( mais conhecido por “hora do lobo”)  é o mais critico. Quando chega a casa apetece-lhe devorar tudo o que lhe aparece à frente? Por vezes a mim também, mas não desespere que existem algumas estratégias que podem ajudar e a controlar esta compulsão e, desta forma, a fazer uma gestão mais eficaz do seu peso:

 

1. Coma de forma equilibrada ao longo do dia

Flat Lay Photography of Three Tray of Foods

Uma das razões para isto acontecer tem a ver com aquilo que comeu ao longo do dia. No meu caso, se eu comer mal ou pouco durante o dia, chego a casa completamente esganada de fome, acredito que a vocês também aconteça o mesmo, por isso a solução passa por fazer várias refeições equilibradas ao longo do dia: Leve consigo snacks práticos e pouco calóricos. E não se esqueça de tomar o pequeno almoço, já que vai ajudar a repor os níveis de energia e a estabilizar a nossas hormonas, nomeadamente o cortisol, insulina e glucagon.

 

2. Antecipe a sopa

Soup on White Ceramic Soup Bowl

Tenha sempre sopa no congelador ou no frigorífico. Assim quando chegar a casa é só aquecer e comer e, desta forma, consegue aguentar até à hora de jantar sem petiscar aquele bocadinho de pão ou as bolachas que estão na despensa. Esta estratégia também é válida para as crianças.

 

3. Tenha no frigorífico palitos de vegetais 

Pile of Cucumber Slices

Em vez das tostas, batatas fritas ou outros alimentos calóricos e pouco saudáveis, os palitos de vegetais (cenoura ou pepino por exemplo) são uma boa opção já que são baixos em calorias e ricos em fibra. Além disso são crocantes, o que nos dá aquela sensação de saciedade quando nos apetece trincar qualquer coisa.

 

4. Relaxe 

Woman Holding Gray Ceramic Mug

Procure relaxar quando chega a casa. Mas o que tem a ver com a fome? TUDO. Muitas vezes a fome que sentimos ao fim do dia está relacionada com a elevada carga emocional e com o stress do dia-a-dia. E como compensamos? Geralmente com alimentos ricos em açúcar porque nos conferem uma sensação de prazer e bem estar imediato. A solução, faça algo que o ajude a relaxar, um banho, uma caminhada, ler um livro….enfim, algo que goste de fazer.

 

Espero que estas dicas sejam úteis. E não se esqueçam de me seguir no instagram e no facebook 😉

 

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