Beringela: 4 receitas e 4 beneficios para a saúde

Abril 17, 2019 Manias de Uma Dietista No comments exist

A beringela é muitas vezes esquecida e pouco incluída na nossa alimentação. Mas, este alimento pode ser um bom aliado para a nossa saúde e até ajudar no processo de perda de peso, e porquê? Porque é pouco calórico é rico em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é versátil, podendo ser consumido de diversas formas.

Em termos nutricionais é fonte de antioxidantes, fibra, manganês, potássio, cobre, vitamina K, vitamina C e vitamina B6.

 

4 Potenciais benefícios para a saúde:

 

Redução pressão arterial: Estudos referem que alguns tipos de flavonoides, nomeadamente as antocianinas, podem ajudar a reduzir a pressão arterial.

 

Redução do colesterol: Algumas investigações realizadas em ratos sugerem que o sumo de beringela pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

 

Gestão do peso: Por ser rica em fibra promove a saciedade ajudando a controlar a fome.

 

Regulação da glicémia: A beringela é rica em fibra e polifenóis o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

 

4 Formas de comer beringela:

1. Mini pizzas

Cortar a beringela às rodelas, cobrir com molho de tomate e colocar o recheio a gosto. Polvilhar com queijo mozarela e levar ao forno por cerca de 15 minutos

 

2. Canelones com queijo ricota e nozes

Cortar as beringelas em fatias finas. Para o recheio basta misturar queijo ricota com nozes picadas, alho picado e cebolinho picado. Rechear as fatias, enrolar e prender com um palito. Depois basta colocar os canelones num tabuleiro, verter um pouco de molho de tomate por cima r cobrir com papel de aluminio. Levar ao forno por cerca de 20-30 minutos.

 

3. Beringela recheada

Esta receita é simples. Basta cortar a beringela ao meio, retirar a polpa e picar. Colocar numa frigideira com um fio de azeite e um dente de alho e deixar saltear. Juntar ingredientes a gosto (atum, carne picada, tomate, pimento, cenoura, salmão…..). Rechear a beringela com o preparado anterior, pode-se polvilhar com queijo ralado e pinhões por exemplo e levar ao forno durante 15 a 20 minutos.

 

4. Chips de beringela

Só precisa cortar a beringela em rodelas (finas) e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal. Temperar com sal e deixar repousar por alguns minutos. Retirar o excesso de água com um papel. Virar as rodelas e repetir o processo. De seguida colocar as rodelas numa tigela e temperar com azeite, cominhos em pó, alho em pó e queijo parmesão, envolver bem. Voltar a dispor as rodelas no tabuleiro e levar ao forno por 15 a 16 minutos.

 

Manias de uma Dietista, Alimentação Saudável para todos.
Famílias Saudáveis e Felizes!

 

Usa o cupão MANIAS10 para teres 10% de desconto na prozis ou  vai diretamente a prozis.com/VrD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *