Alimentação saudável durante o fim de semana, é possível? 4 Dicas que o podem ajudar.

Maio 3, 2019 Manias de Uma Dietista No comments exist

Durante a semana até consegue ter uma alimentação saudável mas chega o fim de semana e não consegue manter a sua alimentação?  É verdade que no fim de semana é mais difícil manter a alimentação seja porque há os almoços de família, jantares com os amigos, saídas à noite, idas ao cinema, idas à praia,  refeições fora de horas…Mas não é impossível manter a sua rotina alimentar e um estilo de vida saudável. Mas como? Sigam estas dicas,

 

1.Procure manter a sua rotina alimentar.

Fruit Salads in Plate

Provavelmente não acorda tão cedo como durante a semana mas é importante manter o mesmo número de refeições que faz habitualmente (o snack da manhã pode não ter necessidade de fazer mas pelo menos o lanche da tarde deve procurar fazer). E porquê? Porque isto vai ajudar a controlar a fome e, desta forma, a fazer menos disparates ao longo do dia. 😉

 

2. Não consegue resistir à sobremesa? 

round baked cake on plate

Sem problema, equilíbrio é a palavra de ordem. De vez em quando pode cometer um excesso, não é isso que vai prejudicar a dieta e a sua saúde, mas este excesso deve ser uma excepção e não a regra. Se realmente tem vontade de comer um doce, então coma após uma refeição principal ( e de preferência ao almoço) pois se consumirmos alimentos açucarados isoladamente os níveis de açúcar sobem mais rapidamente, provocando um pico.

 

3. Mexa-se

Black and White Hardtail Bike on Brown Road Between Trees

Pode e deve descansar durante o fim de semana, mas isto não significa que deva passar o dia todo no sofá.

Aproveite para fazer umas caminhadas ao ar livre ou andar de bicicleta, desta forma não só aumenta o dispêndio energético como evita estar a petiscar o dia todo ( a vontade de comer qualquer coisa, que geralmente não é saudável, é maior quando estamos no sofá a ver filmes ou séries, certo? 😉 )

 

4. Atenção às bebidas alcoólicas

Photography of Beer Bottles on Buckets

Vai sair à noite ou tem um jantar? Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas. Se beber uma lata de cerveja está a ingerir cerca de 153 kcal. Já uma dose de Rum com coca cola tem 154kcal, um gin tónico 171kcal e uma caipirinha tem cerca de 263kcal.

Por isso, opte por consumir apenas uma bebida e intercale com água ou chá (quente ou frio).  Desta forma evita ingerir  calorias adicionais em excesso (e com pouco interesse nutricional).

 

 

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