8 dicas para ficar em forma até ao verão

Junho 28, 2019 Manias de Uma Dietista No comments exist

Com a aproximação do verão começam a surgir as mais variadas dietas para perder peso de forma rápida e milagrosa. Mas, ainda está a tempo de perder peso até ao verão, sem pôr em risco a sua saúde. Como? A fórmula é simples: Comer bem, treinar e dormir as horas suficientes. Não são precisas dietas malucas que possam por em risco a nossa saúde, basta uma perda gradual de 5 a 10% do peso inicial (0,5 a 1Kg por semana) para trazer benefícios em termos de saúde e além disso é um objetivo realista.

Siga estas 8 dicas:

 

Five Assorted Vegetables on White Surface

1- Encha o seu prato com legumes e/ou salada: São ricos em fibra e água e ajudam a conferir saciedade. Além disso têm poucas calorias, baixo teor em hidratos de carbono, são ricos em minerais e vitaminas. Vários estudos têm demonstrado o benefício para a saúde do consumo de hortícolas diariamente, podendo ajudar a prevenir vários tipos de cancro, melhorar o perfil lipídico, diminuir a absorção do açúcar, prevenir o aparecimento das doenças cardiovasculares, diabetes e
obesidade.

 

Woman in Grey Long-sleeved Shirt Holding Black Ceramic Plate With Cooked Foods

2- Reduza a quantidade de hidratos de carbono, mas não precisa de os eliminar na totalidade. Aposte mais na proteína e nas verduras (as verduras devem ocupar pelo menos metade do prato, a proteína um quarto bem como os hidratos de carbono).

 

Rice in White Ceramic Bowl

3- Troque os cereais refinados por cereais integrais: Os cereais refinados são mais pobres do ponto de vista nutricional e têm menos benefícios para a nossa saúde. Além disso, os cereais integrais têm um índice glicémico mais baixo e saciam mais.

 

Assorted Beans in Brown Sacks

 

4- Coma proteína em quantidade suficiente: O efeito térmico das proteínas é superior ao das gorduras e dos hidratos de carbono, podendo aumentar o gasto energético em 20 a 30 por cento. Carnes brancas, ovos, pescado, quinoa, amarando, oleaginosas, sementes de abóbora e tofu são algumas fontes.

 

Variety of Brown Nuts on Brown Wooden Panel High-angle Photo

5- Não se esqueça de fazer snacks entre refeições de forma a evitar que devore tudo e mais alguma coisa na refeição seguinte. Alguns snacks baixos em calorias e saciantes que pode comer: ovo cozido, palitos de vegetais com húmus de grão, frutos secos (mas atenção à quantidade, no máximo 35g por dia), iogurte grego com canela, frutos vermelhos.

Red Apple

6- Não tenha em casa alimentos perigosos: Em vez de bolachas, chocolates, batata frita etc tenha em casa iogurtes naturais, fruta fresca, legumes (que pode já ter arranjados para facilitar), frutos secos (se for daquelas pessoas que se abrir um pacote só para quando já não houver nada o melhor é colocar logo em sacos pequenas porções de forma a controlar a quantidade), queijo fresco.

 

Woman Sleeping

6- Durma pelo menos 8horas: Isto porque dormir o número de horas suficientes irá assegurar níveis adequados de leptina (hormona da saciedade). Isto quer dizer que dormir bem fará com que sinta menos fome.

 

Red Beverage-filled Clear Glass Mason Mug With Straw Beside Purple Flowers in Vase

7- Não se esqueça de beber bastantes líquidos, cerca de 1.5 a 2.0L/dia: Uma boa estratégia é apostar em chás que ajudam a acelerar o metabolismo e a diminuir aquele inchaço abdominal, tal como o chá verde, cavalinha, gengibre e limão, hibisco ou hortelã-pimenta.

 

Box of Eggs on Gray Surface

8- Elimine o açúcar e os adoçantes artificiais da sua alimentação: Já é sabido que açúcar é um grande vilão não só da nossa silhueta como da nossa saúde por isso deve elimina-lo da sua alimentação. Mas não desespere, pode substituir por alimentos mais saudáveis e naturalmente doces como tâmaras, bananas, batata doce, passas ou figos.

 

NOTA: Estas dicas podem ser aplicadas ao longo de todo o ano e não apenas antes do verão 😉 Aposte num estilo de vida saudável. Para ter resultados tem de fazer diferente,

 

 

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